Por:

Doenças Psicossomáticas

 As Doenças Psicossomáticas tem sido largamente estudadas e segundo estatísticas atingem a mais de 85% da população.

 
Mas o que isso significa?
 
Significa que aquilo que nossa Psique (alma) em produzindo  ou  existindo nela, vira soma (corpo), vira carne. Então concluímos que é o quanto que a alma (Psique) pode afetar o corpo (soma).
 
Os estudos vêm desde o século XIX, porém intensificaram-se a partir da metade do século XX e depois da década de 70 ficou-se sabendo que de 80 a 85% das enfermidades são produzidas a partir da Psique, ou seja, de natureza psicossomática.
 
Isso não exclui as doenças geradas por bactérias, vírus etc. que de fora para dentro atingem nosso corpo, porém mesmo para essas doenças se instalarem e se agravarem precisam encontrar um corpo com baixa resistência, um sistema imunológico fragilizado que geralmente está ligado aos desencontros da alma.
Às vezes são coisas de efeitos cumulativos, sofremos certas coisas há anos e achamos que tudo vai se resolver, mas muitas vezes apenas diminuem de intensidade ou circunstâncias, porém o âmago daquela angustia fica ali meio camuflado.
 
Esses sentimentos podem ser desencontros, desafetos, decepções, tristezas, que viajam nos nervos de nossa alma e ela adoece, desanima, se angustia, se deprime, se entristece e com isso nosso corpo padece de todo tipo de enfermidade.
 
Essas doenças Psicossomáticas sempre existiram, como estudaremos no Salmo 38 – onde Davi expõe exatamente o quanto sua alma estava afetando seu corpo a ponto de formarem-se feridas e ele sentir-se encurvado. – mas atualmente ganhou uma proporção assustadora e gigantesca em função da vida que levamos o que com certeza era bem menor na época de nossos avós.
Hoje você leva sustos a todo momento e seu coração dispara, a adrenalina descarrega em sua corrente sanguínea , compare a quantidade de sustos diários que levamos hoje e a quantidade de sustos que levava um ser humano do início século passado:
- O carro que você está freia bruscamente....o coração dispara, vem o suor, tremor etc.
- Você está pegando no sono e o telefone toca...as mesmas reações acontecem.
- Programas de TV angustiantes que mexem com todo tipo de sentimentos e com todo nosso ser
 
Aonde vamos lidamos com o medo, susto, pânico etc.
A Síndrome do Pânico é a doença psicológica da vez e nada mais é a doença do:
- Desamparo,
- Solidão
- Falta de Chão
- Medo
 
O Salmo 38 descreve esse espírito e estado de ser, e as consequências em nosso corpo, nossa vida.
 
- O que aconteceu a Davi para estar nesse estado?
 
O elenco de coisas que produzem esse estado mental, de alma e físico são inúmeros, porém a CULPA é de todos o mais eficaz, não há nada que faça mais estragos do que a culpa.
 
A Culpa nos deixa encurvados, abatidos com a alma enlutada – assim se sentia Davi – aflitos, angustiados e ansiosos.
 
A Ansiedade é outro mal que tem a capacidade de trazer um futuro que não existe para o presente e que vem para nós hoje como possível, ou seja, o que não é passa a ser. E é piorado pelas expectativas de que o que nos aguarda é sempre pior.
 
Voltando a Culpa, existe a culpa irreal – paranoica, neurótica – são sentimentos de culpa, mas não há a culpa real. Geralmente é muito decorrente dos ambientes religiosos e são mais fortes do que a culpa real.
 
Tem muita gente carregando sentimentos de culpas imensas que são apenas:
- Transferências
- Projeções 
- Medos
 
Principalmente as pregadas na alma por religiosidades, que acabam construindo um deus que mais parece um diabo e nada tem a ver com o verdadeiro Deus de nossas vidas.
 
Funciona assim:
A Culpa leva - a sintomas psicológicos como: ansiedade, depressão, enlutamento do ser, escuridão na alma, perdas relacionais, aumento dos perigos, inimigos gigantes etc. – ai o coração não suporta e a carne adoece, o sistema imunológico é bombardeado e nós padecemos.
 
É óbvio que nem todas as doenças Psicossomáticas são resultadas de culpa, existem outros fatores que levam a isso:
- stress
- Pressão
- Circunstâncias angustiantes da vida
- Necessidades etc.
 
Mas nada é mais poderoso que a culpa, e ninguém é imune aos problemas gerados na mente – NINGUÉM – nem mesmo Davi o foi, como vemos no salmo 38. Isso afeta e pode desestruturar de maneira gradual, paulatina e insistente. E os resultados são os mais variados, no sangue, nos órgãos, nos ossos, na pele...
 
- Qual é a cura para isso?
 
No salmo 38 aprendemos que a 1ª coisa a fazer é parar de se relacionar com o mal – não ouvir, não dialogar com o mal e não alimentar o processo.
 
Depois tirar a visão de si mesmo, do próprio umbigo e olhar para Deus e o chamar de Deus da minha vida, assim em fé projetar a esperança. 
 
Em seguida deixar de lado as expectativas de como os outros interpretam, pensam, imaginam e parar de nos preocupar com o que pensam, falam, fazem etc.
 
Não devemos cultivar essas “Vozes” e sim eliminá-las de imediato.
 
Não sentir culpa, mesmo quando é real, perder a possibilidade da culpa torna o ser humano sínico e empedrado, porém viver em estado de Culpa é neurose e o diabo usa isso para destruir a vida.
Nós não fomos feitos para a culpa e sim para a paz com Deus, mas bem aventurado aquele que sentindo culpa a aceita, a confessa e a deixa. Sai da confissão, ainda que seja dolorosa, quebrantado, tomando posse em fé do perdão e da misericórdia de Deus.
 
O Perdão de Deus é tão profundo em nós quanto profunda é a nossa consciência do nosso erro diante dele, de nós mesmos e dos outros.
 
Assim não devemos deixar que o curso de nossa existência seja alterado pela resposta perversa do outro, devemos focar nossa mente no que interessa e seguir o que é bom.
 
Não significa que não teremos doenças, mas aquelas enfermidades que nascem na alma, que são cânceres da alma e que se instalam no espírito e  que acabam comendo agente de dentro para fora, essas não vão ter lugar em nossas vidas.
 
Quando a mente vai entendendo isso, o espírito vai se iluminando e a alma vai discernindo e em fé nos apropriamos o resultado é imediato.
 
As bombas vão sendo desarmadas e o estado mental vai sendo alterado, a ansiedade e a culpa dão lugar ao desarmamento interior e a paz que excede todo o entendimento invade nosso coração em Cristo Jesus e curas divinas podem acontecer.