A Comunidade Livre Itapetininga
No final do ano de 1999, a liderança da Igreja em São Paulo foi procurada pelo então recentemente ungido Pastor Marcelo Xavier da Silva, que manifestou seu desejo de pastorear uma Igreja de nossa comunidade no interior de São Paulo, consultado qual seria a cidade ele logo se prontificou e colocou-se a disposição da Igreja qual fosse a decisão, deixando claro que aceitaria aquilo que a liderança determinasse. Logo, por ter certas afinidades com a cidade de Itapetininga, já que alguns dos membros na época tinham familiares nesta cidade, foi sugerido que esta fosse a cidade escolhida.
Sendo assim, a liderança da Igreja na época, decidiu sondar alguns bairros desta cidade, e a primeira intenção seria de iniciar a procura pelo bairro de Vila Rio Branco, e assim foi feito, encontrado o salão, notamos estar próximo de uma Igreja co irmã (Assembléia de Deus – Ministério Madureira) sob a liderança do Pastor Jessé (hoje jubilado), que conversando conosco, nos alertou sobre as Igrejas estarem muito próximas, sendo assim a liderança, orientada pelo Pastor Jessé (que nos informou que na Vila Nova Itapetininga) lado esquerdo ainda não existiam Igrejas Evangélicas, compreendemos essa situação e decidimos iniciar nova procura e aceitando o desafio fomos até este bairro, e nas andadas por lá, vimos um salão um tanto quanto velho e abandonado, porém com duas placas, uma de aluguel e outra de venda, nossa intenção, até por causa de nossa situação financeira na época, era a de alugar aquele espaço, e ainda, pedir alguns meses de carência, já que eram necessárias reformas urgentes, pois esse espaço teria sido anteriormente uma recauchutadora de pneus que fora incendiada, e praticamente todo o local fora atingido, então depois de localizarmos os donos do lugar, pedimos essa carência de três meses, porém fomos surpreendidos quando esse homem, mesmo não sendo evangélico, nos propôs a compra daquele lugar, falamos a ele que seria quase impossível devido nossa situação financeira, neste momento fomos surpreendidos pelo nosso Grande Deus, que toca no coração dos homens, e este homem nos diz: “AQUELE LUGAR SERÁ DE VOCES”, ainda não sabíamos o quanto Deus tem preparado para aqueles que o amam, mas cremos naquela palavra, e deu certo, em mais um grande milagre.
Foi um tempo de parcelas altas, de esforço, mas tínhamos uma promessa de crescimento de nossa Igreja, e cremos na palavra do Senhor que nos diz: TÃO SOMENTE ESFORÇA-TE E TEM BOM ANIMO...
Enfim, tudo deu certo, O Pastor Marcelo e Sua esposa Pastora Elaine assumiram, e grandes coisas a partir de então Deus têm feito, tivemos é verdade algumas dificuldades e problemas, como em todo lugar existe, porém a Igreja hoje com dez anos de idade tem sido luz para um bairro que só via trevas, mas agora brilha cada vez mais com a luz do evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, com novas conversões e batismos, procurando levar o amor de Cristo as pessoas.
Em janeiro de 2010, os pastores MARCELO E ELAINE decidiram entregar a igreja mudando-se para SP e atualmente o pr. MARCO ANTONIO está pastoreando a Comunidade em Itapetininga.
Equipe Pastoral
Todo mundo gosta de gente simples, honestas, abertas, reais, que sabem reconhecer seus erros, que tem os pés no chão. É gostoso estar ao redor de gente assim. Gente transparente, que não tem o que esconder.
Em 1 João 1:7,8, nos fala de termos comunhão quando andamos na luz. Andar na luz é andar às claras, sem nada escondido em nossas vidas.
Qualquer relacionamento fica muito mais profundo,quando começamos abrir nossas fraquezas. O que nos faz amar um ao outro muito mais ainda, é que entre nós, em nossa amizade, nós podemos ser fracos, ter defeitos, nunca nos preocupamos em impressionar um ao outro. Reconhecemos claramente o dom de cada um. Sabemos no que cada um é fraco e no que cada um é forte, e amamos um ao outro exatamente da maneira como esta pessoa é. Amizade, confissão, transparência e compreensão, são atitudes comuns entre nós. É desta maneira que alicerçamos nossa equipe de ministério.